Hoje enquanto sobrevoo o pacifico, vou vos contar a minha experiência em San Francisco nos últimos 4 dias.
O tempo em San Francisco costuma ser frio, apesar de estarmos na Califórnia, os ventos e correntes frias do pacifico quando se juntam com as aguas calmas e doces na bahia de San francisco criam uma temperatura... digamos gelada, daí a cidade ser conhecida pelo seu nevoeiro permanente sobre a ponte Golden Gate. Mas desta vez ou alias nos últimos dias alguma coisa mudou pois uma onda de calor abateu se sobre a cidade e o mercúrio dos termómetros foi ate os 27 graus Celsius. Numa temperatura convidativa a passear, iniciei o meu périplo pela cidade.
Uma das minhas estrategias para conhecer uma cidade foi fazer o city tour ate ao fim e depois escolher os sítios de interesse onde ficar mais tempo ou mesmo voltar depois do city tour acabar.
Iniciei a minha tour num zona chamada the Embarcadero, mais precisamente no Pier 1 ou seja um verdadeiro cais do sodre ou o terreiro do paço cá do sitio.
Nao só o nome da cidade mostra a influencia espanhola/mexicana, aqui o nome dos sítios, as vozes da rua, sao maioritariamente espanholas. A cidade foi fundada por uma missao de frades franciscanos que ai se estabeleceram para ajudar os nativos ... a trabalhar, por isso construiram logo a seguir uma prisao para prender os que fugiam do trabalho. Parece-me que esta cidade nem sempre viveu em peace e love, enfim ...Embarcadero como o nome indica era onde se apanhava o barco para cruzar a bahia, e continua a ser um HUB de ligacoes do centro da cidade como a zonas limítrofes, sendo também o centro financeiro da cidade. A zona que se segue é Union Square, sitio onde o consumismo americano e afins atinge o auge. Vários quarteirões com todas as marcas de luxo mundiais, nem me consegui lembrar de alguma que nao estivesse ali representada! uma nota para a praça de Union Square que tem quatro obras de arte em forma de coração, uma em cada canto, pintadas por um artista conhecido e oferecidos cidade. Pelo que percebi, a ideia baseia-se numa musica de tony benett que canta " left my heart in San Francisco", os coracoes sao leiloados e vendidos quem quiser, reparei que havia dois ou três edifícios que tinha corações no lobby, junto a esta zona existe tambem o SF MoMa, em upgrade ate 2015. Outro dos icons da cidade com que nos deparamos é o eléctrico, mais conhecido como o cable car. As pessoas fazem filas de horas para subir as colinas, as vezes uma situacao incompreensível. Eaqui fica a minha primeira dica: os electricos sao ainda considerados transportes públicos e à parte dos turistas, os locais também o utilizam, ou seja no ponto de partida quem organiza nao completa todos os lugares pois sabe que nas próximas paragens pode haver pessoas que possam utilizar. Assim, em vez de ficarmos 1 hora a seca basta subir um pouco a rua e entrar na proxima paragem e voila !, Mais um detalhe: o preço do ticket é 6 usd each, a carris devia ver isto....s
Continuando, chegamos a Chinatown Sao 3 ruas nao muito diferentes da verdadeira china, talvez apenas os precos, mais caros e meio difícil de negociar pois vem com a conversa de impostos. Para quem visita é um óptimo sitio para comprar fruta pois pesam a fruta ao contrario dos supermercados normais que vendem à peça.
Outra zona interessante para as fotos de recuerdo é Civic center onde se encontra o city hall, opera house, biblioteca e outros edificios publicos. No topo da colina está a zona nobre conhecida por NOB Hill , percebe se rapidamente porque é nobre. Nao so a vista é fantástica como tem os hoteis mais luxuosos da cidade, alem um club de milionários. Este foi um dos poucos edifícios que sobreviveu ao grande terramoto de 1906, também nos
terramotos existe uma parecença com Lisboa, para extinguir os diverso fogos na cidade , derivados do terramoto, os bombeiros na altura em desespero utilizaram.....guess what ....dinamite, pelo que também a cidade se expandiu para dentro da bahia ganhando terreno ao rio e proporcionado um zona ribeirinha plana, ideal para passear o fazer desporto. A zona que se segui e a colina Russa, Russian HILL onde a sua principal atracção é a descida em zigue zag na lombard street, sao uns 100 m de descida em curva e contra curva adornados com diversos canteiros com flores de varias cores. Ha dias que os carros fazem filas de horas para passar por ali, os locais utilizam o sitio para a foto do casório ou outros eventos.
Na parte norte da colina está o FISHERMANS WHARF, local de trade de caranguejos, muito conhecidos pelas belas sandes e sopas de caranguejo. Tenho que admitir que por mais que se goste de ...delicias de mar...uma sande de meio kg, enjoa um bocadinho! outra das especialidades é a sopa de caranguejo dentro do pao e igualmente boa ! Apesar de muito consistente..ufa. .
Dois passos dali está o Piear39 conhecido pela colonia de leoes marinhos ..gordos que nem texugos que ficam ali ao sol e curtir. sao tao gordos que rebolam para a agua! no inicio pensei que podia ser das sandes de caranguejo..lol, mas depois de ver a espaço dedicado ao estudo dos leões marinhos percebi que so comem peixe. Nesta zona existe também Centro comercial com lojas de suveniers e alguns restaurantes de fast food incluido o hardrock cafe. fiquei impressionado com um conceito de mini donnuts que se pode compar às duzias...Falhei esta ainda estava cheio da sande e da sopa. Uma das coisa que gosto na restauracao no estates é o Refill, ou seja posso emborcar 5 litros de refrigerantes de seguida e pagar apenas 2 usd por um copo. O ponto negativo de todos estes sitios no centro da cidade, ruas, parques etc é de facto os sem abrigo. apesar dos locais terem aprendido a viver com eles, digamos que a mim nao me sao indiferentes. Compreendo que alguns sao claramente opcao de vida pois tem idade e bom corpinho para trabalhar, mas outros sao simplemente miseráveis, desconheço o que a cidade faz por esta gente mas acho que podia fazer mais, especialmente um cidade cheia de bilionarios.
Fora do centro parte norte, está a Golden Gate Bridge, construida em 1937, tem 2.7 km com acesso para peõese bicicletas, todos os anos existem 60 jumpers que fazem o seu salto final! mas há tambem a malta dos paraquedas que tentam a sua sorte, mas como os ventos mudam com facilidade, às vezes as coisas nao correm bem...
Do outro lado da ponte a vista é espectacular sobre a cidade, no dia de sol como estava nao resisti a parar em Sausalito, uma localidade em frente a San francisco, do outro lado da bahia, as vistas fazem lembrar o monaco pela disposicao das casa nas encostas e as esplanadas tranquilas dos restaurantes convidam ao relax num dia soalheiro ...de ferias! Naquelas paragens ficaram para tras os dias da corrida ao ouro, onde este local era sitio de abastecimento de material, alguem me dizia que so 2% daqueles que correram para encontrar o metal preciso efectivamente enriqueceram, este era um dos sitios de passagem na zona da california. Nos tempos mais recentes o ouro era outro e existiram elevado numero de pessoas a mudar sua residencia de san francisco para um barco na marina de sausalito de forma a fugir aos elevados impostos da cidade. sem comentários! depois a lei mudou e tudo voltou a normalidade. Para quem visita a cidade também pode ir aquelas paragens de barco, pois existe um ferry a fazer a ligação. Apos umas horinhas de relax voltei aos arredores da cidade e o segundo ponto de interesse, pelo menos a nível turistico, que para mim...devo confessar que nao achei grande piada é o Presidio, onde esta uma serie de casernas e casas que pertenceram a uma antiga prisao espanhola, existem tambem um cemiterio militar como aqueles que se veem nos filmes muitas relva e muitas lapides alinhadas..enfim.Antes de regressar a cidade passamos ainda por o Museu da WaltDisney e o estúdios de george lucas que foram recentemente vendidos precisamente a waltdisney, mesmo em frente aos estudios de georgue lucas esta o palace of fine art que alias serviu de inspiracao ao robot r2 da guerra das estrelas, para acabar a parte norte em grande so falta falar da fabrica de chocolates das GHIRARDELLI, que oferecem amostras a entrada de casa loja... que maravilha de chock, ainda paasei por la num dos dias depois do city tour lara comerc um kg de gelado de chocolate com menta e caramelo.
Fora do Centro parte Sul, fui ate ao Golden gate park um local o estao o museu da ciencia, e a academia de ciencias, aqui as estatuas estao escondidas entre os arbustos por imposição do arquitecto do parque, pois odiava ver o parque com estatuas. todas as plantas que açtualmente existem foram levadas para la. originalmente nao havia nada la, a estatua mais pequena que existe no parque é do seu criador pois foi a forma mais correcta de o homenagear, a saida do parque comeca se a encontrar os primeiros vestigios de nova geração de hippies, sentados nas relva, continuam a fumar weeds mas tem roupa de marca e iphones, depois do parque vem a rua ou bairro com arquitectua vitoriana conhecido pela grande revolucao cultural dos anos 60, Haight Ashbury, local onde Hendrix e Joppins, viveram parte da sua vida, a criatividade esta por toda a parte e a diversas combinações de cores e estilos marcam a passagem por este bairro. Talvez a loja que tem no seu primeiro andar as pernas de uma mulher seja a sua melhor referencia.Mais acima na colina esta FILLMore zona de espectáculos musicais e a Japantown , bairro japonês, e provavelmente a maior comunidade japonesa fora do Japão., nada de especial quanto a mim.
Decididamente posso afirmar: San Francisco é um cidade descontraída, despida de preconceitos, multicultural e cheia de florzinhas tambem 😃..
Sem comentários:
Enviar um comentário