sábado, 31 de maio de 2014

big Island - the wild card

big Island - the wild card

Depois  de um dia bem passado na Road to Hana, este dia começou muito cedo pelas 6.00 am, com uma ida para o aeroporto de Maui no carro que tinha alugado no dia anterior.  Quando procurei no Hotel o preco de uma tour a BIG Island o preco que me davam era o dobro que consegui na net por mim próprio, e a vantagem era que nao tinha que voltar para trás a Honolulu para depois voar para Big island novamente, no hotel informaram me que como nao havia voos nocturnos da big island para Maui o aviao tinha que passar sempre por Honolulu para depois voltar a Maui, e acrescer ao tour havia tambem o preco do transfer do hotel para o aeroporto de maui, ida e volta, assim optei por alugar o carro por mais um dia, uma vez que me ficava mais barato deixar o carro no estacionamento do aeroporto duante 12 horas do que estar a contratar um servico de transfer. Na net consegui tambem de véspera uma companhia aérea que fazia voos directos para BIG island sendo o ultimo  às 21.00 hora, contrariando a informação que tinha do hotel. Essa companhia aérea chamava- se  Mukolele Airlines.  Tratei tambem de arranjar um rent a car no aeroporto da Big Island, de seu nome Kona Internacional airport.
E assim começou a aventura, chegado ao aeroporto estacionei o carro, era ainda muito cedo e havia pouca gente. os check in estao organizados por companhias aereas pelo que bastava encontrar a Mukolele, andei ...andei e andei, ate que perguntei a um segurança que me disse «vá ate ao fim do aeroporto, depois contorne o edificio do rent a car e é aí» assim o fiz andei e depois de ter passado todas as companhias aéreas vai do edifico e para meu espanto havia um barracão a dizer Mukolele.  
Os avioes eram de partir a rir, cesener de 12 lugares! no check in era necessario toda a gente se pesar juntamente com a bagagem de mão para que os pilotos gerissem os lugares consoante o peso de cada um.   A viagem foi mais do que um viagem de avião, foi uma aerial tour view! deste avião, por viajar a baixa altitude, as vistas eram fantásticas perdi a conta de quantas fotografias tirei ...espectacular!!! no meu lugar consegui ver o instrumentos de voo e o radar do aviao...so na australia o ano passado tinha tido um experiência semellhante ..hang loose  !!!  
Depois de todas aquelas vistas fantásticas de maui e Big island, chegamos ao aeorporto de kona. como podem imaginar nao houve atrasos a sair do aviao, LoL, ainda adicional tivemos a sorte de ter um carrinha do rent a car contratado logo a nossa espera, foi plag and play ...em 5 minutos tinhamos a papelada tratada e o carro nas nossas maos, ou quase...isto porque o tipo do rent a car disse me o carro esta estacionado no 57 e um crysler azul SUV, quando cheguei la no 57, tinha um Jeep Cryseler branco que mais parecia um camiao tir, ainda por cima estava destrancado ou seja eu pensei mesmo que era aquele bisonte branco, pensei ate colocar a chave na ignicao e ela nao caber ... E eu feito estúpido ainda tentei outra vez .....saí do carro, voltei a pressionar o comando centralizado do carro e eis que ouvi ali perto qualquer coisa a acontecer, depois foi facil ...estava no 51....estava visto que precisava ja de parar para descansar nas ferias, mas esta era a ultima viagem planeada, ddepois vinham os 7 dias de nao fazer nada, so dormir e descansar na praia e mergulhar...
E foi assim que começamos a tour como google maps ligado, la fomos nos por aquela ilha fora ...à procura do Vulcao. Kilauea.
A vistas sao impressionantes, a lava que escorreu na ultima erupção desenha a paisagem da ilha, na verdade a estrada é um circular a volta da cratera, pelo que a visao do mar e da serra é um espanto. O volcano national park foi o nosso objectivo e de facto valeu a pena, as vistas sao impressionantes, nunca tinha visto um  vulcão activo, muito menos as chamadas steaming vents que sao uma especie de vapores a sair da terra sobre pressao...no parque existe muitos hikes para fazer para quem tenha tempo, existe também um museu, e jma zona de explicação sobre a fauna e flora das areas circundantes do vulcao, os tubos de lava sao impressionantes uma espécie de grutas que permitem o passeio pelo seu interior, fiquei impressionado. A zona é muito humida e a quantidade de floresta  que se observa nao nos faz acreditar que estamos perante um vulcão, pois a alguns metros mais a frente a paisagem passa de tropical a lunar, no interior da cratera..estivemos cerca de 3 horas por la e depois foi tempo de voltar, iniciamos a viagem pelo caminho do sul da ilha sao cerca de 100 milhas e voltamos por norte da ilha  tambem cerca de 103 milhas, no entanto a grande surpresa foi no regresso quando passamos junto a cratera, um nuvem caiu sobre a estrada a visibilidade ficou a 1 metro ou dois e como se nao bastasse entramos na descida da encosta do vulcao com um declive de 15%, depois da road to hana esta era a última prova....muito devagar ....conseguimos supera-la e sair dali....passado 5 minutos ja estavamos com o sol de frente e a queimar.....voltamos ao aeroporto de Kona e para a nossa mokulele que nos esperava para uma viagem ao por do sol  e assim acabou mais um grande dia de ferias na ilhas havaianas.

Road To Hana 7 dia.- ..."..o que importa não é o destino final, mas o caminho que levas para lá chegar.."

Road To Hana 7 dia.-  ..."..o que importa não é o destino final, mas o caminho que levas para lá chegar.."

As 7,30 estava na porta do rent a car no hotel para levantar o popo. O dia prometia ser longo. O objectivo era fazer a road to Hana, passar Hana e chegar a um Hike num parque natural conhecido pelas 7 pools , um local que sobe a montanha ate aos 1200 metros por entre diversos tipos de vegetaçao e que  passa por diversas quedas de agua acabando por formar 7 piscinas. Uma loucura!
A Road to Hana é conhecida por ser uma das estradas mais complicadas do mundo. Um percurso de 50 km , com 620 curvas em que o tempo estimado de a percorrer é de 3 horas para cada um dos lados, e se tivermos sorte que foi o meu caso podemos ter o bonus de chuva pois fica do lado suddeste da ilha onde as nuvens se acumulam na montanha. 
Descrever a estrada é complicado acho que é um experiência unica, desde pontes so com uma via, ravinas, cascatas, cruzamentos com autocarros que fazem tours e onde nao passa nem mais um pneu ...é so fazer amizades...a pergunta que muitas vezes surge é mas o que ha em Hana ?! Para a pessoas querem ir la ....na verdade nada! é um pequenita povoaçao que nao tem praticamente nada para ver.....Mas como alguem disse um dia, o importante nao é o destino final, mas sim o caminho...nenhuma outra frase feita poderia assentar aqui tao bem como esta. É efectivamente um espectáculo fazer esta estrada!! Imperdível! 
Um Nota para o meu Carro alugado um CRISLER familiar, felizmente tinha direccao assitida e mudanças automáticas, e eu estou habituado a conduzir carros grandes, de outra maneira ..... Era dar ao bracinho...tive pena de nao ter levado um SUV, mas enfim fez-se na mesma.
Depois de ter passado Hana e como estava quase a dar a volta montanha, o sol comecou a querer romper as nuvens. quando finalmente chegamos ao Parque natural ja havia Sol,  pagamos 10 usd pela entrada, o Hike nao era complicado mas era exigente principalmente na subida dentro da floresta tropical, onde o chao estava molhado e escorregadio.  A diversidade é inacreditável, desde um floresta de babu que nunca tinha visto ate a arvores monstruosas que pareciam ser tiradas directamente de um filme de terror, tudo havia! 
Vou tentar colocar algumas fotos, para demostrar o que digo. E no meio da floresta la foram aparecendo as 7 quedas de agua, mas a supresa estava guardada para a ultima ...uma imagem a nao esquecer! Uma queda de agua de mais de 30 Metros de altura que formava uma piscina natural onde os mais audazes tentavam o banho nas aguas fresca acabadas de sair da montanha... Muito bom !!!!..depois veio o caminho para baixo...mais facil, mais tranquilo..ainda deu tempo para comer o farnel que tinha no carro, antes de começar a chover, embora com sol,  e retomamos a Mítica estrada em direccao a casa, pensamos ainda passar por uma aldeia onde existe um importante comunidade de portugueses, mas ja era muito tarde e o cansaço pesava....

My way to Maui. Day 6

My way to Maui  day 6

Este dia foi meio duro, levantar as 5,00 am para apanhar taxi para o aeroporto, depois das confusoes de transito que vi na cidade, com voo as 8.15 am, nao quis correr o risco de apanhar 2 horas de transito e perder voo para Maui. A companhia aerea foi a island air, uma low cost que voa para as ilhas principais. O terminal é nos voos domesticos pelo que quando cheguei pelas 6, 15 am nao havia praticamente ninguem. Fui falar com uma das senhoras num dos balcoes de check in sobre o despacho das bagagens, dizendo que o voo era o das 8,15 am. Ela olhou para o relogio e disse se quiser tem um voo para Maui daqui a 20 minutos. Nem sequer pestanejei, disse logo que sim e assim foi.
depois de um voo de 45 minutos  estava a deliciar me com as paisagens paradisíacas da lha de Maui, awesome !! 
A chegada foi tranquila, mas era tao cedo que o aeroporto mal funcionava. Precisava de arranjar transporte para o Hotel e entao fui   averiguar as opções. o sr. de idade com feições locais coordenava as ofertas de taxis, perguntei lhe o preco do taxi e a resposta foi 80 usd, depois verifiquei que havia um serviço de shuttles para os hoteis mas nao estava lá ninguém, fui a net. Encontrei o numero telefone...gratuito! telefonei e disse que nao estava ninguém da empresa ali aquela hora,perguntaram me para onde queria ir e se tinha comigo m cartao de credito. E assim, em segundos comprei um ida shuttle para o hotel por 30 usd, como nao havia mais ninguém aquela hora, a empresa contratou um taxi para a missão, e o velhote que há pouco me dizia o preco do taxi, agora vinha ter comigo Aloha Mr Candeias your taxi is ready to go...e assim ficou..
A Viagem ate ao hotel durou 35 minutos,  a ilha tem duas grandes montanhas uma norte e outra a sul. O meu hotel situava-se na parte noroeste da ilha onde normalmente as ondas sao mais pequenas e onde existem alguns bons spots de mergulho. Em frente avistamos outra ilha mais pequena, formando uma espécie de canal onde é possível ver baleias e golfinhos da praia nos meses de Janeiro a Abril,  ups parece que me atrasei.....  
A chegada ao Hotel foi em grande, deveriam ser aí uma 8.00am, uma surpresa para a recepçao claro! ...Dirigi me a Recepção de disse que tinha chegado mais cedo do que o planeado e tinha noção que o check in seria apenas apartir do meio dia....um senhora muito simpática e olhando para a minha reserva de 9 noites atarefou se a encontrar uma solução para aquele problema matinal. Daí a uns minutos aí estava. O único quarto disponível era um quarto com vista para o mar, melhor do o que que tinha sido reservado na net que dizia vista para o jardim, nao hesitei  e minutos depois ja estava a tirar fotos na varanda do quarto com vista sobre o mar e piscina ..what a show ! Um dos pontos positivos dos bons hoteis é que dá mau aspecto ter hospedes à espera de quarto, na recepção ....fica mal pronto. 
Em Maui, havia dois grandes objectivos: fazer a Road to Hana, e descansar na praia. Assim com o voo tao cedo, tinha o efeito ganhar um dia. Nada melhor que começar por um reconhecimento da área... uma bela caminhada pela praia! Kms de praia com uma agua cristalina e ainda o bonus de assistir a uma foca na praia a dormitar! Sem poder aproximar demais, visto nao ser permitido "acordar as focas", tirei umas fotos e regressei à praia do hotel. Reconhecimento concluído, fui dar uns mergulhos no mar, comer nuns nachos no bar da piscina a ver o mar e ir tratar de alugar um carro para os próximos dias. Na rent a CAr encontramos mais uma vez uma jovem que nos forneceu um precisa ajuda sobre os pricinpais pontos e a melhor maneira de fazer a Road to Hana, ou seja de forma a poder descansar na praia quis despachar tudo o que era viagens tour para fazer. Após resolver a questao do carro, foi a vez de verificar os preços para uma tour à BIG island, fui ate a concierge e expliquei o que queria fazer mas os precos nao me serviram pelo que acabei por fazer o postpone da tarefa para a noite na internet.
Depois foi levantar as toalhas na piscina do hotel e ir plantar me ao sol ate Ouvir a cerimonia milenar havaiana do salto para a Agua, realizada todos os dias no final da tarde neste local. As pessoas juntam-se na praia, os barcos de sunset cruise vao se aproximando e o sol vai desaparecendo no horizonte.
Um guerreiro corre pela praia com um tocha acesa e vai acendendo outras tochas pelo caminho, ao som de cantigos e musica tribal,  depois sobe um rocha conhecida como black rock, ha um momento de pausa onde o Guereiro atira um colar de flores para o mar de uma altura de mais/menos 10 metros, depois atira a tocha e seguir cumprindo a tradição salta e mergulha de braços abertos nas aguas tépidas da praia no final daquele dia. Esse ritual marca o final do dia de praia e o inicio da noite. a praia fica deserta de seguida e a luzes dos hoteis na baia dao outro tom aquela mini baia. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Waikiki day 5

Waikiki day 5

Ao quinto dia foi descanso ! shoping, passeata na praia do waikiki, fotos do DUKE e relax.... Muito relax..hang loose everybody !

Oahu Round Trip day. 4

Oahu Round Trip day. 4
Ás 7.30 am estava com o Ipad em punho Junto ao Sheraton Waikiki, local da AVIS rent a car, o local nao foi escolhido à toa  pois este era um dos poucos locais que dispunha de carros ali estacionados, muitAs ountras rent a car ofereciam servico de pick up ate ao estacionamento, ou seja perder mais tempo.
O negocio nao demorou muito pois ja estava feito na internet foi apenas preencher a papelada legal e livrar me da venda de seguros adicionais.  O primeiro choque foi entrar no carro e descobrir o que era um carro de mudanças automaticas. O segundo foi descobrir que o travao de mao era um terceiro pedal que estava situado no lugar da embraiagem dos carros de mudanças manuais...esta-se mesmo a ver o que vem aí certo ...LOL.
Depois foi o stress do GPS que nao funcionava...fui devolve-lo. deram-me outro que por acaso estava no mesmo estado... Segui caminho com o iPad ..e o google maps. Show !  Ah ja me esquecia, o carro foi um Ford SUV infinity. 
Apos resolucao dos problemas às 8.00 am estávamos na estrada  a rumar para norte,  em direcao ao North shore, conhecido pelas suas grandes ondas... na epoca delas. Ate la, voltamos a passar por pearl harbor  numa especie de autoestrada que circula a cidade de Honolulu. 
A medida que se avanca para o interior da ilha a paisagem muda e vêem-se campos de imensas plantações. O Rancho da DOLE - marca de bananas e  ananases, convida a entrar  para ver o museu e comer umas bananas, um casa de aspecto colonial é uma dos pontos de passagem para quem vai para o North Shore. 
A Primeira paragem foi no noroeste da ilha, junto a uma pista de aviacao utilizada para skydiving e outros desportos radicais. uma praia meio deserta apenas alguns surfistas aproveitavam a pequenas ondas pois nada por ali indiciava sinais de vento pelo que as ondas nao estavam ali. Continuei para nordeste junto a linha da costa e foi ai que encontrei a praia do pipeline ou Bansai conhecida pela ondas que se formam nos seus recifes. Na verdade registei que vinha fora de epoca pois nem sinal das big waves, havia alguns resistentes na Praia mas o tamanho e extensão  nao eram muito diferentes de waikiki. O Calor comecou a apertar e nao resiti a uma banhoca nas praia de sunset beach  logo a seguir ao Banzai - pipeline, uma praia de aguas transparentes e areia branquinha ..de sonho..Apos o primeiro mergulho foi pegar no SUV e seguir caminho para  o spot que se seguia ..Tinha lido qualquer coisa sobre um resort turtle bay, fui ver.... Nada de especial mais um resort com uma piscina oceanica. O ponto a seguir foi o spiting  cave que descobri por acaso, procurava apenas um sitio que tivesse lookout porreiro para um boa foto.  E derepente fui surprendido com um miuda a saltar para a agua num falseia...e por duas carrinhas de Tour cheias de turistas asiaticos....depois fui investigar e descobri que era um spots para clif diving..nao saltei....
Depois continuei viagem e uns kilometros alias milhas mais a frente encontrei o polynesian cultural center onde podemos ver as dancas como hula hula e referencias ao povo original da ilha, nao visitei pois o tempo era limitado e tinha ainda mais metadade da ilha por fazer..li que a algumas milhas dali se encontravam cascatas espectaculares, mas guardei a foto para outra ilha ou Maui ou a Big island. Durante a viagem em presença constante  de carrinhas a venderem gelados ou camarao com qualquer outro combinado, sandes, pizza, nachos burgers, etc... 
Depois veio o sudeste da ilha, com praias de aguas calmas e extensoes de areia espectaculares, aqui as praias nao sao muito utilizadas para o surf mas mais para paddle. As paisagens sao mais de terra árida, contrastam com a tonalidade azul do mar, as rochas mesmo em frente a praia dao aquele toque final na foto...Um espectaculo! 
Depois foi rumar a waikiki, passando pelo baia de hanauma. Em waikiki chovia a potes e a decisao de fazer a round trip neste dia revelou-se um sucesso! o carro foi entregue a seu dono mesmo na hora certa. Com o acalmar da chuva topical procurava se local para jantar and get some fun in waikiki beach ! 



Hanauma Bay, day 3

Hanauma Bay, day 3
depois de uns dias mais ou menos agitados e com horários definidos, a ordem do terceiro dia era descansar e aproveitar o Sol e a Praia.
Sem agenda definida, a ideia era apanhar o autocarro para HAnauma Bay, tempo estimado do trajecto 40 minutos, e passar lá o dia, regressar ao final da tarde. Hanauma Bay é uma praia de acesso limitado, 10 usd, em que os visitantes sao obrigados a visualizar um filme de 15 minutos sobre o local e a importância de  preservar a praia e os seus corais. Nao existe vendas na praia alem de aluguer de equipamento de snorkling o que ajuda a limpeza da praia.
A Praia nasce de uma antiga cratera que o mar consegue entrar, formando um enseada com um coral espectacular. Para aceder à praia os visitantes têm que descer 200  metros havendo no entanto transportes alternativos por 1 usd para descer e 1.30 para subir. Ja podem imaginar a inclinaçao! As vistas à entrada da Praia sao espectaculares! A água é tao transparente que conseguimos ver as tartarugas. Os corais e as diversas tonalidades das aguas deixam qualquer um de boca aberta! Enfim , um dia de praia em cheio!! 

domingo, 25 de maio de 2014

Pearl Harbor - Havaii- 2 day

Pearl Harbor -   Havaii-   2 day 

Hoje o dia está destinado à historia mais recente do Hawaii. O objectivo é visitar Pearl Harbor. o sistema utilizado foi o mesmo, apanhar autocarro, so que desta vez  percebi o porquê de nao ser uma arbitragem obvia entre as tours e o tranportes publicos, o autocarro levou 30 minutos a aparecer e 1,5 h para atravessar a cidade, paragens sucessivas e o transito limitava a rapida deslocacao. Mas se nao fosse assim perderia "all the bus fun"! 
A Bahia de Pearl  harbor contém os navios afundados pelos japoneses no ataque que deu inicio ao envolvimento dos americanos na segunda guerra mundial. No complexo ha um museu naval onde se podem visitar alguns navios de guerra e partes de submarinos da epoca , assim como dois pavilhoes sobre os detalhes do ataque - antes e depois.  antes de apanhar o barco, assistimos a um filme sobre o ataque. Resumido e interessante. O barco atravessa o porto e leva-nos  ao USS arizona que aí foi afundado aquando do ataque japones. No memorial estao os nomes de todos os soldados que faleceram no ataque. 
Visita concluída. Hora de regressar. mais 1,5 horas de viagem de autocarro. 
Chegada a waikiki foi resolver e planear o dia seguinte. Era necessario alugar um carro para fazer uma volta à ilha, passando pelo principais sitios. 
Depois de visitar alguns stands, fui pesquisar na internet. E apesar da Sra ter sido muito simpatica, o preço da internet era bem mais atractivo: metade do preço! E assim fechei negocio na internet. foi assim que se pouparam mais uns trocos! 
Por-do-sol à vista! Here we go to waikiki beach! Agua quente e azul turquesa! A loucura completa! surfers de todas as idades, literalmente! Desde miudos que mal sabem andar, a pessoal que ja mal anda! Babes de todas as cores e idades! Um verdadeiro inferno!
A noite chega e está na hora escolher spot para jantar. Percorri a avenida principal, que nao é mais que uma grande avenida cheia de lojas das maiores e melhores lojas mundiais. Um mar de gente a passear e fazer compras em cada loja que passam! Os turistas orientais sao uns consumidores natos, mas veem-se pessoas de todos os generos. Alias, ao contrario do que esperava ate grupos de homeless por aqui existem. Homeless ou tentativa de tal, porque acabam por dormir em frente as portas das lojas e restaurantes com cartazes que dizem "I'm not a liar. Give me money for a beer". Pela avenida fora assistimos a espectaculos de dançarinos, acrobatas, e outros. Ate que chegámos à avenida dos restaurantes. Entre varias hipoteses, a melhor proposta foi  jantar no BBq japones que pôs fim aos ataques desse dia.  Talvez o BBq para esse dia nao fosse o mais apropriado principalmente do lado do inimigo, mas a fome era negra...

sábado, 24 de maio de 2014

Primeiro dia em Waikiki.

Hawaii, 15 Maio 2014

Primeiro dia em Waikiki.

A chegada foi por volta das 11.am, depois de apanhar o aviao em San francisco por volta das 8 am, isto faz com que a diferença horaria de Lisboa passe a ser de 11 horas. 
O aeroporto de honolulu é fantastico, imaginem que as bagagens sao do lado de fora do aeroporto ou seja temos que sair do aeoporto para apanhar as malas! Eis que me vejo no meio dos taxistas nervosos para conseguirem negocio. Mas como ja tinha visto na net que existia uma empresa chamada speedishutle, que cobrava 15 usd por pessoa contra o taxi que em media é 80 usd, fui procurar o spot e comprar o bilhete. podia ter feito na net mas assim foi mais rapido. duas miudas assistiam os passageiro que iam chegando com os seu tablets e com uma pequena impressora portátil, recebiam dinheiro, emitiam recibo e geriam os hoteis onde o autocarro teria que parar. Melhor...nao havia!! 
O transito é caótico. Para chegar a waikiki a viagem demorou 1,5 horas, impressionante a quantidade de carros na ilha.
Cheguei ao hotel cerca das 13h a contar com uma tarde plena de actividades. Bem, por aqui levam à letra a hora do check-in e tive de esperar 1 hora. Eu e umas dezenas de orientais! Que lobby de hotel! Feito o check in, fui ao quarto. Reservei com vista para o diamond head e tive o bonus de ainda ver uma nesga de praia do waikiki que convidavam ao passeio. Uma nota adicional sobre a localizacao do hotel que apesar de nao ser na primeira linha ficava no centro de waikiki, e onde a noite se iniciava.
Com 4 horas de sol pela frente o azimute rumava a diamond head. 
Depois de ler sobre os transportes públicos no Hawaii e tendo em consideraçao que havia uma paragem à porta de casa segui para a paragem. Neste caso, foi so descer as escadas do hotel! Estava a chegar um autocarro. Perguntei ao motorista se parava perto do diamond head, e a resposta foi "you are on the right place"! Entrei e comprei o bilhete ...2,5 usd  cada ticket. 
Da paragem do autocarro ate a entrada do parque natural sao  20 minutos a subir hike !... Para entrar no parque paga- se 5 usd, para subir ao ponto mais alto da cratera, onde a vista privilegiada sobre a praia de waikiki e os arredores  sao espetaculares. ..imaginem que ha locais que fazem o trilho de subida ao sightseeing como  desporto, ou seja subir 1km distribuídos  entre pequenos trilhos e 200 degraus! Eu preferi usufruir do local.
Cumprido o objectivo, voltei para o hotel.
Apos calcorrear a praia do Waikiki, tirar uma fotos aos surfistas que curtiam as ondas de final da tarde, e claro a fotografia da prache com o DUKE, chamado api do surf moderno, foi altura de parar para jantar e recolher pois o dia ja ia longo.
Primeira impressão  de waikiki é um centro comercial ao ar livre com uma praia urbana.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Já nao faz frio em San Francisco.



Hoje enquanto sobrevoo o pacifico, vou vos contar a minha experiência em San Francisco nos últimos 4 dias.
O tempo em San Francisco costuma ser frio, apesar de estarmos na Califórnia,  os ventos e correntes frias do pacifico quando se juntam com as aguas calmas e doces na bahia de San francisco criam uma temperatura... digamos gelada, daí a cidade ser conhecida pelo seu nevoeiro permanente sobre a ponte Golden Gate. Mas desta vez ou alias nos últimos dias alguma coisa mudou pois uma onda de calor abateu se sobre a cidade e o mercúrio dos termómetros foi ate os  27 graus Celsius. Numa temperatura convidativa a passear, iniciei o meu périplo pela cidade. 
Uma das minhas estrategias para conhecer uma cidade foi fazer o city tour ate ao fim e depois escolher os sítios de interesse onde ficar mais tempo ou mesmo voltar depois do city tour acabar.
Iniciei a minha tour num zona chamada the Embarcadero, mais precisamente no Pier 1 ou seja um verdadeiro cais do sodre ou o terreiro do paço cá do sitio. 
Nao só o nome da cidade mostra a influencia espanhola/mexicana, aqui o nome dos sítios, as vozes da rua, sao maioritariamente espanholas. A cidade foi fundada por uma missao de frades franciscanos que  ai se estabeleceram para ajudar os nativos ... a trabalhar, por isso construiram logo a seguir uma prisao para prender os que fugiam do trabalho. Parece-me que esta cidade nem sempre viveu em peace e love, enfim ...Embarcadero como o nome indica era onde se apanhava o barco para cruzar a bahia, e continua a ser um HUB de ligacoes do centro da cidade como a zonas limítrofes, sendo também o centro financeiro da cidade.  A zona que se segue é Union Square, sitio onde o consumismo americano e afins atinge o auge. Vários quarteirões com todas as marcas de luxo mundiais, nem me consegui lembrar de alguma que nao estivesse ali representada! uma nota para a praça de Union Square que tem quatro obras de arte em forma de coração, uma em cada canto, pintadas por um artista conhecido e oferecidos cidade. Pelo que percebi, a ideia baseia-se numa musica de tony benett que canta " left my heart in San Francisco",  os coracoes sao leiloados e vendidos quem quiser, reparei que havia dois ou três edifícios que tinha corações no lobby, junto a esta zona existe tambem o SF MoMa, em upgrade ate 2015. Outro dos icons da cidade com que nos deparamos é o eléctrico, mais conhecido como o cable car. As pessoas fazem filas de horas para subir as colinas, as vezes uma situacao incompreensível. Eaqui fica a minha primeira dica: os electricos sao ainda considerados transportes públicos e à parte dos turistas, os locais também o utilizam, ou seja no ponto de partida quem organiza nao completa todos os lugares pois sabe que nas próximas paragens pode haver pessoas que possam utilizar. Assim, em vez de ficarmos 1 hora a seca basta subir um pouco a  rua e entrar na proxima paragem e voila !, Mais um detalhe: o preço do ticket é  6 usd each, a carris devia ver isto....s
Continuando, chegamos a Chinatown  Sao 3 ruas nao muito diferentes da verdadeira china, talvez apenas os precos, mais caros e meio difícil de negociar pois vem com a conversa de impostos. Para quem visita é um óptimo sitio para comprar fruta pois pesam a fruta ao contrario dos supermercados normais que vendem à peça.
Outra zona interessante para as fotos de recuerdo é Civic center onde se encontra o city hall, opera house, biblioteca e outros edificios publicos. No topo da colina está a zona nobre conhecida por NOB Hill , percebe se rapidamente porque é nobre. Nao so a vista é fantástica como  tem os hoteis mais luxuosos da cidade, alem  um club de milionários. Este foi um dos poucos edifícios que sobreviveu ao grande terramoto de 1906,   também nos 
terramotos existe uma parecença com Lisboa, para extinguir os diverso fogos na cidade , derivados do terramoto, os bombeiros na altura em desespero utilizaram.....guess what ....dinamite, pelo que também a cidade se expandiu para dentro da bahia ganhando terreno ao rio e proporcionado um zona ribeirinha  plana, ideal para passear o fazer desporto. A zona que se segui e a colina Russa, Russian HILL  onde a sua principal atracção  é a descida em zigue zag na lombard street, sao uns 100 m de descida em curva e contra curva adornados com diversos canteiros com flores de varias cores. Ha dias que os carros fazem filas de horas para passar por ali, os locais utilizam o sitio para a foto do casório ou outros eventos. 
Na parte norte da colina está o FISHERMANS WHARF, local de trade de caranguejos, muito conhecidos pelas belas sandes e sopas de caranguejo. Tenho que admitir que por mais que se goste de ...delicias de mar...uma sande de  meio kg, enjoa um bocadinho!  outra das especialidades é a sopa de caranguejo dentro do pao e igualmente boa !  Apesar de muito consistente..ufa. .
 Dois passos dali está o Piear39 conhecido pela colonia de leoes marinhos ..gordos que nem texugos que ficam ali ao sol e curtir. sao tao gordos que rebolam para a agua! no inicio pensei que podia ser das sandes de caranguejo..lol, mas depois de ver a espaço dedicado ao estudo dos leões marinhos percebi que so comem peixe. Nesta zona existe também Centro comercial com lojas de suveniers e alguns restaurantes de fast food incluido o hardrock cafe.  fiquei impressionado com um conceito de mini donnuts que se pode compar às duzias...Falhei esta ainda estava cheio da sande e da sopa. Uma das coisa que gosto na restauracao no estates é o Refill, ou seja posso emborcar 5 litros de refrigerantes de seguida e pagar apenas 2 usd por um copo. O ponto negativo de todos estes sitios no centro da cidade, ruas, parques etc é de facto os sem abrigo. apesar dos locais terem aprendido a viver com eles, digamos que a mim nao me sao indiferentes. Compreendo que alguns sao claramente opcao de vida pois tem idade e bom corpinho para trabalhar, mas outros sao simplemente miseráveis, desconheço o que a cidade faz por esta gente mas acho que podia fazer mais, especialmente um cidade cheia de bilionarios.

Fora do centro parte norte, está a Golden Gate Bridge, construida em 1937, tem 2.7 km com acesso para peõese bicicletas, todos os anos existem 60 jumpers que fazem o seu salto final! mas há tambem a malta dos paraquedas que tentam a sua sorte, mas como os ventos mudam com facilidade, às vezes as coisas nao correm bem...
Do outro lado da ponte a vista é espectacular sobre a cidade, no dia de sol como estava nao resisti a parar em Sausalito, uma localidade em frente a San francisco, do outro lado da bahia, as vistas fazem lembrar o monaco pela disposicao das casa nas encostas e as esplanadas tranquilas dos restaurantes convidam ao relax num dia soalheiro ...de ferias! Naquelas paragens ficaram para tras os dias da corrida ao ouro, onde este local era sitio de abastecimento de material,  alguem me dizia que so 2% daqueles que correram para encontrar o metal preciso efectivamente enriqueceram, este era um dos sitios de passagem na zona da california. Nos tempos mais recentes o ouro era outro e existiram elevado numero de pessoas a mudar sua residencia de san francisco para um barco na marina de sausalito de forma a fugir aos elevados impostos da cidade. sem comentários! depois a lei mudou e tudo voltou a normalidade. Para quem visita a cidade também pode ir aquelas paragens de barco, pois existe um ferry  a fazer a ligação. Apos umas horinhas de relax voltei aos arredores da cidade  e o segundo ponto de interesse,  pelo menos a nível turistico, que para mim...devo confessar que nao achei grande piada é o Presidio, onde esta uma serie de casernas e casas que pertenceram a uma antiga prisao espanhola, existem tambem um cemiterio militar como aqueles que se veem nos filmes muitas relva e muitas lapides alinhadas..enfim.Antes  de regressar a cidade passamos ainda por o Museu da WaltDisney e o estúdios de george  lucas que foram recentemente vendidos precisamente a waltdisney, mesmo em frente aos estudios de georgue lucas esta o palace of fine art que alias serviu de inspiracao ao robot r2 da guerra das estrelas,  para acabar a parte norte em grande so falta falar da fabrica de chocolates das GHIRARDELLI, que oferecem amostras a entrada de casa loja... que maravilha de chock, ainda paasei por la num dos dias depois do city tour lara comerc um kg de gelado de chocolate com menta e caramelo. 
 
Fora do Centro parte Sul, fui ate ao Golden gate park um local o estao o museu da ciencia,  e a academia de ciencias, aqui as estatuas estao escondidas entre os arbustos por imposição do arquitecto do parque, pois odiava ver o parque com estatuas. todas as plantas que açtualmente existem foram levadas para la. originalmente nao havia nada la, a estatua mais pequena que existe no parque é do seu criador pois foi a forma mais correcta  de o homenagear,  a saida do parque comeca se a encontrar os primeiros vestigios de nova geração de hippies,  sentados nas relva, continuam a fumar weeds mas tem roupa  de marca  e iphones,  depois do parque vem a rua ou bairro com arquitectua vitoriana conhecido pela grande revolucao cultural dos anos 60, Haight Ashbury, local onde Hendrix  e  Joppins, viveram parte da sua vida, a criatividade esta por toda a parte e a diversas combinações de cores e estilos marcam a passagem por este bairro. Talvez a loja que tem no seu primeiro andar as pernas de uma mulher seja a sua melhor referencia.Mais acima na colina esta FILLMore zona de espectáculos musicais e a Japantown , bairro japonês, e provavelmente a maior comunidade japonesa fora do Japão., nada de especial quanto a mim. 
Decididamente posso afirmar: San Francisco é um cidade descontraída, despida de preconceitos, multicultural  e cheia de florzinhas tambem 😃..

domingo, 11 de maio de 2014

Em San francisco já nao há flores...

Em San francisco já nao há flores...

Primeiro dia de ferias à seria. Depois da chegada meio tardia à cidade ontem a noite, hoje foi dia de levantar cedo. Viajar para paises com diferença horaria negativa deixa ainda mais atrofiado. Depois de passar as últimas horas de aviao a dormir, dormir novamente durante a noite foi um desafio e peras enfim....
Em san francisco a melhor maneira de chegar ao centro da cidade para quem vem do airporto é o metro, que aqui chama se BART, a maquina de bilhetes e meio complicadinha mas depois de alguns minutos de cliques em vários botões a coisa vai ao lugar,  a viagem do airporto ate embarcadero bem perto do centro da cidade  leva 30 minutos, o BART é um dos meios de transporte mais utilizados na cidade, paguei $8.65 pela viagem, o hotel marcado via booking é a 5 minutos da estação do metro e como as rua sao todas paralelas e perpendiculares foi fácil la chegar. O Sistema de check in do hotel é intressante pois bastou introduzir o cartao de credito utilizado na reserva para que tudo o resto funciona se e a chave do quarto fosse emitida num cartão magnético, nao foi preciso nem mostrar Passport nem outro tipo de ID.
O quarto nao é muito grande mas esta bem equipado, alias tem um acessorio que muitos hoteis portugueses deveria pensar em comprar, varios carregadores  de USB, para equipamentos electrónicos, apos a montangem da tenda no quarto 237, do Club Quarters, foi descansar e preparar o diz seguinte.
Hoje Domingo,  a amanha comecou pelo pequeno almoço, versao light pois havia muitoque fazer, objectivo principal comprar bilhetes do Citysightseeing.
Nao foi dificl bastou dobrar duas esquinas e la estavam eles, um italiano e um marroquino em San francisco a vender citytour a um tuga, consegui $10 de desconto para um bilhetes de dois dias. depois de dois dedos de conversa com o vendedor italiano que ate esteve na expo98, foi aguardar a chegada do autocarro. O dia estava excelente ceu azul e a temperatura as 9.00 da manha comecava a subir, as ruas estava desertas característica de qualquer cidade ao Domingo. San Francisco é conhecido pela quantidade enorme de pessoas sem abrigo que vivem na rua, existe uma autentica comunidade na cidade, e tenho que admitir que não é nada agradável começar uma visita a uma cidade tao bonita com  este tipo de  cenário por detrás. fica se com a sensao que alguém trocou as flores....

sábado, 10 de maio de 2014

Aloha Mr Candeias !

sabado 10 Maio de 2014,

Aloha !!

Hoje começa mais uma aventura, desta vez o azimute esta voltado a ocidente.
Ja estou no aeroporto, e o aviao parte dentro de 1 hora, primeira paragem tecnica Philadelfia.  A companhia é a US airways e vou passar as proximas 8 horas  a bordo, depois vem mais 6 para passar os EUA coast to Coast... e depois... Enfim depois logo se vê...

Infelizmennte a minha check lista de ultima hora ja deu um erro basico...esqueci me do computador de mergulho, que tambem e busola e relogio .....enfim trago a cabeça e o resto do corpo....

bora la ! O que preciso e alegria e boa disposiçao....pois na verdade estou de FERIAS !!!